A abdominoplastia é um procedimento indicado para homens que desejam um contorno abdominal mais suave, tonificado e sem excessos de pele e gordura.
De maneira geral, é realizado o reposicionamento da musculatura com pontos internos, visando atenuar abaulamentos e flacidez, além da remoção da pele e gordura da parte inferior do abdômen. A lipoaspiração é comumente associada com vistas a promover maior harmonia corporal. Devem ser esperadas uma cicatriz no umbigo e outra na parte inferior do abdômen, que é variável em extensão. Algumas pessoas terão beneficio com a mini abdominoplastia, resultando em incisões menos extensas. Em ambas situações objetivamos cicatrizes de boa qualidade e tão baixas quanto possível, podendo ser cobertas pelos trajes de passeio ou de banho.
A definição dos contornos pode ser melhor observada após alguns meses, com regressão do edema, auxílio de cintas modeladoras e drenagem linfática. Os resultados tendem a ser duradouros e tem relação direta com bons hábitos alimentares e atividades físicas.
O tratamento deve ser proposto de maneira individualizada, considerando fatores como o acúmulo de gordura visceral e a respiração abdominal, mais comum no sexo masculino. Uma vez identificadas estas e outras características, que podem comprometer o sucesso da cirurgia, o procedimento deve ser adiado e o paciente adequadamente preparado. É fundamental a compreensão de que a abdominoplastia não está indicada para perda de peso, tratamento de estrias ou afins, mesmo que haja alguma melhora secundária.