O aumento de volume da mama no homem é também conhecido como ginecomastia. As modificações no contorno torácico podem mimetizar um aspecto feminino, e com frequência geram desde pequenos constrangimentos até importantes repercussões psicológicas.
O aumento mamário pode ser observado, principalmente, ao nascimento, na adolescência e na senilidade. As causas são diversas, e avaliações criteriosas incluindo hábitos de vida, exames laboratoriais e por vezes exames de imagem, devem ser realizados antes da cirurgia. Felizmente a maioria absoluta dos casos é de origem benigna e, em havendo persistência da ginecomastia, a cirurgia pode ser considerada proporcionando resultados gratificantes.
O procedimento, comumente, é realizado com lipoaspiração e um corte na borda inferior da aréola, todavia, os casos devem ser individualizados podendo demandar outras alternativas cirúrgicas.
A recuperação consiste basicamente em drenagem linfática, uso de malhas elásticas especiais, cuidados com as cicatrizes, e retorno gradual da movimentação do tórax e braços.
Plásticas em pacientes do sexo masculino já correspondem a cerca de 20% de todas as cirurgias estéticas realizadas. A procura por estes procedimentos e aceitação social é igualmente crescente