A mamoplastia redutora, conhecida como cirurgia de redução dos seios, é um procedimento indicado para pacientes que desejam mamas com tamanho mais proporcional ao seu corpo. Além da redução, a cirurgia pode proporcionar um formato mais agradável com repercussão na autoestima, melhora na higiene, nas irritações da pele local e alívio de dores nos ombros, pescoço e nas costas.
As técnicas cirúrgicas prevêem remoção do excesso de gordura , glândula e pele das mamas, além do reposicionamento de estruturas como a aréola e o mamilo. De forma geral as cicatrizes ficam localizadas em volta da aréola e na parte inferior dos seios, podendo ter um formato semelhante a um “T invertido” ou um “L”. Estas cicatrizes passarão por diversas modificações ao longo dos 2 anos após a cirurgia.
A sensibilidade dos seios pode ser alterada por alguns meses e até ser abolida definitivamente, o que felizmente não ocorre na maioria dos casos. Devido a manipulação e remoção da glândula mamária, também poderá haver algum prejuízo nas futuras amamentações.
Cuidados adequados com os curativos, uso de sutiã especial e atenção aos movimentos permitidos para o tronco e braços em cada período da recuperação, são fundamentais para obtenção dos melhores resultados. Estes resultados são observados mais satisfatoriamente após o 3º mês, quando há redução do edema e uma melhor acomodação da mama operada em relação ao tórax. A manutenção de uma aparência agradável dos seios, tem relação direta com fatores como a idade, características genéticas e estabilidade do peso.
Antes da cirurgia, suas dúvidas sobre todos os fatores que envolvem este procedimento deverão ser esgotadas junto ao Dr. Roberto.