A lipoaspiração é um procedimento indicado para pessoas que desejam mudanças no contorno corporal, acentuando as curvas e removendo gorduras indesejadas, que permanecem mesmo após períodos de dieta rigorosa e atividade física regular, nas mais diversas áreas do corpo.
A semelhança deste procedimento com a arte de esculpir popularizou o termo lipoescultura, todavia, observamos que esta e diversas outras nomenclaturas tratam-se de formas diferentes de nomear a mesma técnica cirúrgica. Basicamente, são realizados pequenos orifícios, preferencialmente em áreas pouco perceptíveis, por onde são introduzidas as cânulas de lipoaspiração. A gordura retirada pode ser preparada e utilizada em áreas com depressões ou mesmo para aumento de volume em locais com forma já agradável. A associação da lipoaspiração com vários outros procedimentos, como o facelift e a abdominoplastia, são frequentes possibilitando otimizar os resultados, se bem indicados.
A definição dos contornos será melhor observada após alguns meses ou até um ano, com regressão do edema, auxílio de cintas modeladoras e drenagem linfática. A manutenção dos resultados tem relação direta com a estabilidade do peso e a prática de atividades físicas.
A lipoaspiração, definitivamente, não é um tratamento para a obesidade. Uma expectativa realista considerando as características individuais, influências socioculturais e os possíveis benefícios desta cirurgia devem ser criteriosamente avaliados junto ao Dr. Roberto